Batismo

A palavra batismo tem origem na palavra grega bapto e significa “mergulho, imersão”. O batismo é a primeira ordenança de Jesus; é através dele que o novo convertido passa a fazer parte do corpo de Cristo e de uma igreja local. O batismo do cristão é uma declaração pública de sua identificação com a pessoa de Cristo, pois a Bíblia diz que os batizados em Cristo são revestidos d’Ele.

Porque todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo” (Gálatas 3:27).

Portanto podemos dizer que o batismo se resume basicamente em uma coisa: união com Cristo, isto é, ser mergulhado n'Ele.

QUAIS AS CONDIÇÕES PARA O BATISMO?

Podemos afirmar à luz do Novo Testamento, que a fé e o arrependimento são as condições indispensáveis para o batismo conforme lemos abaixo:

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.16).

 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38).

Portanto, fica claro ao conhecimento de todos que a falta de fé e arrependimento, são também razões pela qual a Igreja Evangélica Assembléia de Deus e outras igrejas Evangélicas não batizam crianças.

EXEMPLOS DE BATISMOS NA IGREJA PRIMITIVA

Antes de analisarmos com mais detalhes o livro de Atos dos Apóstolos, é bom lembrarmos o maior modelo de batismo em águas no Novo Testamento, a saber, o do “ SENHOR JESUS”, que mesmo sem pecado nos deixou o exemplo para que sigamos as suas pisadas.

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (Mateus 3.13-17).

Meus irmãos, ao observarmos o livro de Atos, nós encontramos pelo menos nove casos de batismo em águas. Sabemos que o batismo era algo comum entre os primeiros cristãos, pois após receberem a Palavra de Deus (o ensino), imediatamente eram batizados nas águas.

Vejamos os nove casos no livro de Atos dos apóstolos:

No pentecostes foram batizados quase três mil pessoas em um só dia (Atos 2.38,41); os samaritanos que ouviram e viram os sinais que Filipe fazia (Atos 8.5,12); o etíope eunuco, mordomo-mor da rainha Candace, batizado por Filipe. (Atos 8.27,36-38); Paulo, logo que teve o seu encontro com Cristo (Atos 9.3-6; 17,18); Cornélio e toda a família após receberem a Palavra de Deus (Atos 10.44-48); Lídia quando abriu o coração para Jesus foi batizada e também a sua família (Atos 16.13-15); O carcereiro em Filipos juntamente com a família (Atos 16.30-34); Crispo, um principal da sinagoga e outros (Atos 18.8); Os doze irmãos na cidade de Éfeso, logo que foram ensinados sobre Jesus, foram batizados. (Atos 19.4,5).

Concluímos este importante assunto, dizendo que está bem evidente na Bíblia Sagrada, que o batismo nas águas deve ser pregado e ensinado com mais freqüência em nossas reuniões, principalmente aos novos convertidos, pois o batismo em águas não é uma opção para o cristão; e sim um dos mandamentos de nosso Senhor Jesus:

 “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exemplo de Vida


Se você acha que não é capaz ou não tem tempo para ajudar ao próximo, assista este vídeo e tire suas próprias conclusões.