A Palavra como fundamento da fé



 “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”

                                                                                              (Rm 10.17).

       O Apostolo Paulo deixa evidente que “O Evangelho de Cristo... é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...; Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Rm 1.16-17).

       O conjunto de doutrinas que professamos, isto é, a plenitude do Evangelho, nos levará, a uma vida de pleno relacionamento e comunhão com Deus como resultado da nossa expressão de fé.

       Sabemos que a Palavra de Deus sempre serviu de sustentáculo para uma vida de fé e confiança absoluta em Deus. O salmista identifica como bem aventurado aquele que medita na lei do Senhor de dia e de noite (Sl 1.3). Foi esta a Palavra dirigida a Josué quando ele estava diante de um grande desafio: Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Js 1.8). por este motivo enfatizo, que a Biblia é um livro sobrenatural, superior e soberano. A Palavra de Deus é  a revelação de Deus para a humanidade, e também é, a fonte de vitória contra todos os males deste tempo presente.

      É interessante ainda ler o texto quando o Apostolo Paulo diz: Que as sagradas letras “podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”, e que, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra” (2ªTm 3.15-17).

       Portanto é necessário um comprometimento com a Palavra Deus para uma vida digna de ser considerada como de um “verdadeiro cristão”, guardando-a na mente através de uma leitura diária (Dt 17.19); Buscando o esclarecimento e a capacidade de obter o entendimento e o sentido de tudo (Ne 8.8); Atentando para a orientação bíblica: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2ªTm 2.15).

       Concluindo esta palavra, estou pensando nas riquezas que encontramos e desfrutamos nas Escrituras Sagradas, a fonte de todo o saber. Ela é o livro dos séculos (Sl 119.89); Lâmpada para os nossos pés (Sl 119.105); Alimento para a alma (Jr 15.16); Espada do Espírito (Ef 6.17); agente de purificação (Jo 15.3); Pois, é poderosa em sua influência (Jr 23.29); Ela tem poder para curar (Sl 107.20); Ela também nos santifica (Jo 17.17); e, é absolutamente segura (1Rs 8.56); e jamais voltará para O Senhor vazia, pois, Ele vela pela sua Palavra para a cumprir (Is 55.11; Jr 1.12) e  “O seu divino poder, nos deu tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude. Desse modo ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo” (2 Pe 1.3,4), Amém.  

       Pastor Valdecir de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exemplo de Vida


Se você acha que não é capaz ou não tem tempo para ajudar ao próximo, assista este vídeo e tire suas próprias conclusões.